Ética
A Especulação de preços e a Moral das Sociedades
Um dos objetivos da ética é encontrar justificação para as regras propostas pela moral e pelo direito. Difere da Moral e de Direito porque não estabelece regras.
A moral estabelece as regras que as pessoas adotam como forma de salvaguardar seu bem-estar, enquanto a lei busca estabelecer as regras ou leis de uma sociedade delimitada por fronteiras nacionais.
Portanto, muitas situações mostram um conflito entre a ética e a lei.
A desobediência civil ocorre quando argumentos morais impedem uma pessoa de obedecer a uma lei.
Este é um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspetivas discordantes:
A) Olhando na situação atual que o mundo e o país vive, argumente com suas palavras como estudante de ética profissional a especulação de preços para a moral das sociedades.
B) A deontologia profissional desenvolve-se por referência a um bem comum. Mencione 5 dos bens comuns que conheces e argumente porque que as cardeiras das Escolas se estragam facilmente, o que tem falhado.
C) O valor ético do esforço humano é função de seu alcance em face da comunidade.
D)Explique, como varia o valor ético do esforço humano.
De um modo geral, vamos deixar os nossos comentários sobre os deveres de um profissional dentro da sua profissão e mencione as virtudes que poderão guiar o futuro de uma carreira.
Introdução
Um dos objetivos da ética é justificar as regras propostas pela moral e pelo direito. Difere da moralidade e da lei porque não estabelece regras.
Este trabalho resulta de um conjunto de levantamentos baseados em métodos, resultados e discussões de: pesquisa de artigos e materiais científicos sobre ética, pesquisa na internet e métodos de argumentação.
Em suma, falarei sobre o problema do hype de preços da moralidade social, carteiras facilmente danificadas e coisas que quebram, qual é o valor moral do ser humano, tendo em vista a situação atual do mundo e do nosso país? Os esforços variam, enquanto as virtudes podem orientar o futuro de uma carreira.
Para facilitar a leitura, está estruturado da seguinte forma: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
Resposta das perguntas colocadas:
a)A especulação de preços para a moral das sociedades.
Antes de dar minha opinião sobre a especulação de preços da moralidade social, apresentarei primeiro a essência da palavra-chave "moral".
Em uma breve definição de ética, podemos dizer que é um conjunto de valores, normas e ideias sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido.
“A moral indica o comportamento que deve ser considerado bom ou mal”. (Terezinha Rios)
Segundo KOMBO (p.28) diz que:
“Moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade de tal maneira que estas normas, dotadas de um caracter histórico e social, sejam acatadas livremente e conscientemente, por uma convicção intima e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.”
Olhando para a situação que o mundo e o país estão passando hoje, do ponto de vista do preço exagerado na moral social, posso simplesmente dizer:
Primeiramente, estamos em um momento de crise e consternação, e a atitude de inflar preços me parece oportunista ou antiética, pois o momento é delicado para nosso país e para o mundo.
Esperamos que o espírito de solidariedade com a sociedade e os valores morais também sejam mantidos neste momento delicado.
Quando falo à sociedade sobre valores morais, refiro-me principalmente à disciplina, lealdade e honestidade.
b) Bens comuns:
O que é um bem comum?
Os filósofos Platão & Cícero afirmam que:
“A consciência do bem comum deve ser tratada como sinónimo de interesse comum, quando todos se voltam para se preservação dos valores e dos bens que possam trazer a felicidade dos homens.”
O bem-comum é um conceito amplo em diversas áreas do conhecimento e da cultura humana que define interesses que podem ser compartilhados por várias pessoas, participantes de um grupo ou comunidade.
Nesse caso, eu mencionaria especificamente os bens comuns de uma instituição educacional: carteiras, salas de aula, bibliotecas, salas de informática e fontes.
Porque que as carteiras das Escolas se estragam facilmente, o que tem falhado?
Para responder a essa pergunta, diga que a culpa é da própria organização, por quê?
Porque estes devem sobretudo incutir nos alunos uma mentalidade de serviço à sociedade, promovendo o bem comum através do trabalho e da ação pública.
Afinal, um dos objetivos da escola é formar uma educação para o convívio social.
Outra medida que tem faltado é a não devolução do problema ao aluno, uma vez que o problema é devolvido ao aluno, ele é solicitado a encontrar uma solução não punitiva para ouvir o agressor e pedir que ele apresente uma maneira de reparar ou redefinir a coisa danificada
Na versão religiosa: “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”(Gl 6,10).
c) Como varia o valor ético do esforço humano?
O valor ético de um empreendimento humano depende de sua influência em uma comunidade. Se o trabalho for feito apenas para obter renda, geralmente é de valor limitado.Por outro lado, nos serviços prestados com amor, voltados para interesses de terceiros, nas mais diversas ações, na consciência do bem comum, passam a existir expressões sociais.
Aqueles que só se preocupam com o lucro muitas vezes carecem de uma consciência coletiva. Ele é obcecado por questões financeiras e não se importa com o que acontece com sua comunidade, muito menos com a sociedade.
d) Deveres de um profissional dentro da sua profissão
Os deveres profissionais referem-se a ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa, como manter o bom humor e respeitar as regras e normas da empresa ou instituição.
No âmbito profissional, a regra básica da deontologia profissional é assegurar a boa reputação da profissão pela sua competência profissional e honestidade.
No âmbito profissional, a regra básica da deontologia profissional é assegurar a boa reputação da profissão pela sua competência profissional e honestidade.
Quais são os compromissos e deveres que um professor tem com a sua profissão?
Só para apimentar este argumento vou citar alguns compromissos e deveres que um professor tem com a sua profissão:
⇋ Colocar em primeiro plano o seu papel como educador profissional, através de uma prática responsável;
⇋ Serem honestos e verdadeiros quando tiverem que faze declarações relativamente as suas qualificações competências;
⇋ Serem honestos e verdadeiros quando tiverem que fazer declarações relativamente as suas qualificações e competências;
⇋ Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura profissional aberta;
⇋ Tratar os colegas com respeito, trabalhando com eles de forma cooperativa e colegial, sempre em beneficio do aluno;
⇋ Apoiar os novos colegas que chegam a profissão, sejam eles professores de carreira ou professores contratados;
⇋ Proteger a informação confidencial sobre os seus colegas, excetuando quando a ela e requerida pelas autoridades competentes e quando tem em vista propósitos meramente profissionais.
Quais são As virtudes que poderão guiar o futuro de uma carreira?
As virtudes que poderão guiar o futuro de uma carreira destacam-se:
⇋ Competência;
⇋ Honestidade;
⇋ Responsabilidade;
⇋ Lealdade;
⇋ Sigilo;
⇋ Prudência;
⇋ Coragem;
⇋ Perseverança;
⇋ Compreensão;
⇋ Humildade;
⇋ Imparcialidade;
⇋ Otimismo.
Estas virtudes sob meu ponto de vista e olhando pelo exemplo que eu mostrei acima, podem ser resumidas nas que se seguem:
Competência: sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão.
Devemos buscá-la sempre. "A função de um citarista é tocar cítara, e a de um bom citarista é tocá-la bem." A honestidade: está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos. " (ARISTÓTELES, p.24)
Conclusão:
A moralidade indica ações que devem ser consideradas boas ou más. Estamos em um momento de crise e consternação onde a atitude de inflacionar preços pode ser considerada oportunista ou desmoralizada pois o momento é delicado para nosso país e para o mundo em geral.
Por um lado, espera-se que a solidariedade com a sociedade e os valores morais também prevaleçam neste momento delicado.
Quando falo de valores morais com a sociedade, refiro-me essencialmente à disciplina e à lealdade.
O valor ético de um empreendimento humano depende de sua influência em uma comunidade. Se o trabalho for feito apenas para obter renda, geralmente é de valor limitado.
Por outro lado, nos serviços prestados com amor, voltados para interesses de terceiros, nas mais diversas ações, na consciência do bem comum, passam a existir expressões sociais.
Referência bibliográfica
Cortina, A. Martinez, (2005) E. Ética. São Paulo; Loyala, de Brasília.
Vasquez, A. S. (2006) Ética. Ed.28ª Rio de Janeiro; Civilização Brasileira,
Universidade católica de Moçambique. (2020) Ética Profissional, 4° ano. Beira, Moçambique: UCM
Bíblia 14ª ed). (2014). Lisboa, Portugal. Difusora
https://www.significados.com.br/bem-comum/
https://novaescola.org.br/conteudo/720/o-que-fazer-com-estudantes-que-destroem-o-patrimonio-da-escola.
----------------------------------
Pedimos lhe que compartilhe o Link, com os teus grupos de amigos/ colegas e familiares.
SIGA-NOS NO FACEBOOK e acompanhe tudo sobre livros, exames e editais de admissão em primeira mão, clicando na imagem abaixo 👇
Enviar um comentário
0 Comentários
Deixe o seu comentário aqui