OS SEGREDOS DOS CURSOS DA UEM, DESCUBRA JÁ

OS SEGREDOS DOS CURSOS DA UEM, DESCUBRA JÁ

Parecia brincadeira  mas descubri tudo. leia

Actualmente, a Universidade Eduardo Mondlane tem como visão e Missão:

  • Ser uma universidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação do conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão e, 
  • Produzir e disseminar o conhecimento científico e promover a inovação através da investigação como fundamento dos processos de ensino aprendizagem e extensão, educando as gerações com valores humanísticos de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Reunimos nesta postagem tudo que você precisa saber sobre os cursos da UEM  nas suas faculdades espalhadas pelo país.

Você esta preparado para estar numa faculdade? Descubra 
AQUI algumas dicas de estudo para você bombear no exame com a nota 20.

BAIXE EDITAL UEM 2021 PELO LINK: https://www.sitiodeensino.com/2021/01/baixe-edital-uem-admissao-2021-em-pdf.html


No âmbito dos esforços que vêm sendo feitos para se assegurar a excelência e qualidade na área de ensino, investigação e extensão.

A Universidade Eduardo Mondlane iniciou uma Reforma Curricular cujo objectivo é a introdução de cursos relevantes, que permitem formar graduados que respondam, da melhor forma, as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em geral, que vem sofrendo transformações como resultado da nova dinâmica sócio-económica do país.

 A Universidade Eduardo Mondlane, como resultado deste trabalho, desenhou  novos currículos dos cursos considerados relevantes que vinha oferecendo, assim como a introdução de novos cursos identificados através de um processo de consultas ao mercado de trabalho e a sociedade no geral.

 

 OQUE DEVES SABER SOBRE AS FACULDADES DA UEM

A UEM, no ano de 2016, está a leccionar setenta e sete (85) cursos a nível da graduação nas diversas áreas científicas e tecnológicas distribuídas pelas 17 unidades, nomeadamente:

 1. Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

2. Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico

3. Faculdade de Ciências

4. Faculdade de Direito

 5. Faculdade de Economia

6. Faculdade de Educação

7. Faculdade de Engenharia

8. Faculdade de Filosofia

9. Faculdade de Letras e Ciências Sociais

10. Faculdade de Medicina

11. Faculdade de Veterinária

12. Escola de Comunicação e Arte

13. Escola Superior de Ciências do Desporto

14. Escola Superior de Ciência Marinha e Costeira

15. Escola Superior de Desenvolvimento Rural de Vilankulo

16. Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane

17. Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto

 

O presente artigo sobre os Cursos de Graduação da UEM contém a seguinte informação:

 Objectivos para cada Faculdade;

Endereços;

Contactos;

Links para cada faculdade.

É muito importante ressalvar antes de mais nada que este artigo foi criado com base no catalogo baixado por nós na Internet no site oficial da Universidade Eduardo Mondlane.

 As mesmas informações poderão ter sofrido como por exemplo os links, sofreram alterações pois trata-se de um catálogo relativo ao ano de 2016, tempo suficiente pra uma universidade aumentar o número  das disciplinas e o número  dos créditos de cada disciplina/modulo.

 

1. FACULDADE DE AGRONOMIA E ENGENHARIA FLORESTAL

 A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) foi criada com o objectivo de formar técnicos superiores de qualidade em ciências agronómicas e florestais, como também desenvolver actividades na área científica e competências a ela associadas proporcionando ferramentas de alavanca no desenvolvimento do país.

O Objectivo do Curso de Licenciatura em Engenharia Agronómica é o de formar um graduado com habilidade de trabalho na área de produção agrícola e, uma percepção académica que lhe permita continuar os seus estudos a nível do Mestrado (Segundo Ciclo).

Desta forma, o currículo do Curso de Licenciatura em Engenharia Agronómica garante um sistema flexível que oferece uma aprendizagem efectiva para técnicos superiores em agronomia ao mesmo tempo que se mantém um sistema aberto para os que pretendem continuar ao nível de Mestrado.

O graduado em Engenharia Agronómica poderá exercer as suas funções nos seguintes sectores:

  •  Sector Agrário Público e Privado;
  • Instituições de Educação Agrária, de nível Médio e Superior;
  •  Agências de Desenvolvimento (rural); e 
  • Organizações Comunitárias nas zonas rurais, incluindo organizações de produtores.

 

O Objectivo do Curso de Licenciatura em Engenharia Florestal

É o de formar um graduado com habilidade de trabalho na área de produção florestal e, uma percepção académica que lhe permita continuar os seus estudos a nível do Mestrado (Segundo Ciclo).

Desta forma, o currículo do Curso de Licenciatura em Engenharia Florestal garante um sistema flexível que oferece uma aprendizagem efectiva para Técnicos Superiores em Floresta ao mesmo tempo que se mantém um sistema aberto para os que pretendem continuar ao nível de Mestrado.

 O graduado em Engenharia Agronómica poderá exercer as suas funções nos seguintes sectores:

  •  Sector Agrário Público e Privado;
  • Instituições de Educação Agrária, de nível Médio e Superior;
  •  Agências de Desenvolvimento (rural); e 
  •  Organizações Comunitárias nas zonas rurais, incluindo organizações de produtores.

 

 2. FACULDADE DE ARQUITECTURA E PLANEAMENTO FÍSICO  

A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico tem um (1) único curso a nível da graduação que foi criado com o objectivo de formar e capacitar profissionais que possam dar resposta às necessidades do país nas áreas de organização do espaço para o habitat humano, às várias escalas de investigação:

  •  À escala do edifício, pela capacitação para o projecto arquitectónico;
  • À escala do assentamento humano, pela capacitação para o projecto urbano;
  • À escala da região, pela capacitação para o projecto de ordenamento regional.

Os graduados em Arquitectura em Planeamento Físico estarão sensível á história da realidade construída moçambicana pela transformação da natureza pelo homem, da ocupação social do espaço geográfico e mesmo dos elementos menos dimensionáveis dessas realidades, isto é, da própria personalidade do povo moçambicano, o seu ethos cultural.

A finalidade da formação superior no âmbito da Arquitectura do planeamento físico é a preparação de um profissional que organize e execute o processo projectual, dominando técnicas integrativas do processo da transformação do espaço. 

Endereço: Av. Martires da Machava, 181

Maputo Moçambique

Telefone: +258 21494749

Links: www.architecture.uem.mz

 

3. FACULDADE DE CIÊNCIAS

 A Faculdade de Ciências é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane dotada de autonomia pedagógica e científica no âmbito dos cursos que ministra e de autonomia administrativa, patrimonial e financeira relativamente aos seus próprios recursos dentro dos limites legais.

 Esta, goza, igualmente, de autonomia regulamentar e disciplinar dentro dos limites legais.

 Ao longo da sua existência, a Faculdade de Ciências (FC) assumiu sempre com responsabilidade a missão de providenciar e conduzir a educação e a investigação científica em Ciências Naturais, Puras e Aplicadas.

 A FC privilegia o ensino mas, paralelamente, procura manter uma permanente interacção com os vários actores da sociedade através da investigação e extensão.

 De forma geral, a FC procura fazer sempre o uso optimizado dos recursos que tem disponíveis, tendo em vista a satisfação contínua das necessidades da sociedade moçambicana em particular e do mundo em geral.

 Actualmente, a Faculdade de Ciência ministra treze (13) cursos de licenciatura, nomeadamente:

  •  Biologia Aplicada;
  • Biologia e Saúde;
  • Biologia Marinha Aquática e Costeira;
  • Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre;
  • Cartografia e Pesquisa Geológica;
  • Geologia Aplicada;
  • Física;
  • Meteorologia;
  • Química Ambiental;
  • Química Industrial
  • Informática; 
  • Matemática;
  • Estatística;
  • Ciências de Informação Geográfica.

 Endereço: Campus Universitário – Principal 

Av. Július Nyerere Maputo Moçambique

Link:  www.ciencias.uem.mz

                                                  

4. FACULDADE DE DIREITO

 O Curso de Direito, leccionado pela Faculdade de Direito (FD), é o primeiro da República de Moçambique, foi instituído a 4 de Julho de 1974 através do Decreto-Lei 299/74 (Boletim Oficial, n° 82, de 16 de Junho de 1974). 

No prosseguimento dos objectivos preconizados pelo Decreto-Lei n° 299/74 e em período prévio a independência, foi criada a Faculdade de Direito de Universidade de Lourenço Marquês através do Decreto-Lei n° 7/ 75 de 18 de Janeiro. 

Segundo o Decreto-Lei supramencionado, a criação da Faculdade de Direito havia tomado em consideração as particularidades da estrutura política, económica e social de Moçambique e, por essa razão a Filosofia da Faculdade deveria ter em conta as realidades e as necessidades do país.

 Participando nas transformações em curso na época e no esforço de reconstrução nacional ao serviço do povo moçambicano.

 Endereço: Av. Kenneth Kaunda  Maputo Moçambique

Link: www.direito.uem.mz

 

 5. FACULDADE DE ECONOMIA

 A Faculdade de Economia da UEM foi criada em 1970 e iniciou as suas actividades em 1971.

 Ela é vocacionada fundamentalmente, a dar aos seus formandos uma sólida preparação de base nos vários domínios das ciências económicas e empresariais, de modo que eles possam contribuir para o desenvolvimento económico e social sustentado do país.

 Até 1975 a Faculdade de Economia leccionou apenas o Curso de Licenciatura em Economia, um pouco depois da independência, foi eliminado o programa de Licenciatura e introduziu-se o Curso de Bacharelato em Economia que, mais tarde, em 1985 voltou a ser um curso de Licenciatura.

 O ano de 1986, foi marcado pela introdução dos Cursos de Licenciatura normal em Economia e em Gestão.

Os Cursos de Licenciatura especial em Gestão e Economia, para bacharéis, foram introduzidos nos anos de 1987 e 1988, respectivamente.

 A Faculdade realizou, durante o ano de 2002, um processo de reforma curricular dos seus cursos de licenciatura, facto que culminou com a introdução de mais um curso, o de Contabilidade e Finanças.

 

Durante o ano de 2007 e no primeiro semestre de 2008, preparou-se na Faculdade, o

Curso de Bacharelato em Gestão de Negócios (BGN), na modalidade de Ensino à distância, que foi uma acção conjunta entre a

Faculdade de Economia e o Centro de Ensino a Distância da UEM, com suporte tecnológico do

Centro de Informática da UEM (CIUEM).

 Deste modo, a Faculdade de Economia lecciona quatro (4) cursos de licenciatura, nomeadamente:

  • Curso de Economia
  • Curso de Gestão
  • Curso de Contabilidade e Finanças; e
  • Curso de Gestão de Negócios à distância

 Endereço: Campus Universitário – Principal, C.P. 254 Av. Július Nyerere Maputo Moçambique Tel. (+258) 21496301

www.economia.uem.mz

 

 6. FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FacEd)

 A Faculdade de Educação é um centro de reflexão, produção e disseminação de conhecimento teórico e prático sobre a educação.

 A Faculdade foi reaberta em 2001, após uma interrupção temporária desde 1986, e optou por concentrar os esforços na oferta de cursos de pós-graduação.

 Na investigação educacional e em actividades de extensão, que incluem a formação em exercício de professores de ensino secundário, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de educação em Moçambique.

 A Faculdade oferece, também, curso quatro (4) cursos de graduação a saber:

  • Curso de Psicologia;
  • Curso de Desenvolvimento e Educação de Infância;
  • Curso de Educação Ambiental;

 

Curso de Organização e Gestão da Educação (Curso de Gestão da Educação é ministrado em duas modalidades: Presencial e à Distância).

 

 Endereço: Campus Universitário – Principal 

Av. Julius Nyerere Maputo Moçambique

www.faced.uem.mz

 

7. FACULDADE DE ENGENHARIA

 

A Faculdade de Engenharia foi fundada em 1962 com uma estrutura de chefia centralizada, com cada curso associado a um Departamento específico.

 

Logo após a independência, os Departamentos assumiram o estatuto de Faculdade com um corpo directivo não centralizado mas com uma cooperação inter-faculdade.

Esta estrutura permaneceu até 1980, quando a estrutura foi de novo mudada para a situação de 1962.

Em 1962 existiam quatro (4) cursos de licenciatura, nomeadamente:  

  • Curso de Engenharia Civil;
  • Curso de Engenharia Electrotécnica;
  • Curso de Engenharia Mecânica; e
  • Curso de Engenharia Química.

 No início, os cursos duravam 6 anos sendo os 3 primeiros anos virado para as matérias gerais- básicas e os últimos 3 anos, para disciplinas de Engenharia, incluindo disciplinas de gestão.

 Actualmente, os cursos tem a duração de 5 anos. 

Dois novos cursos foram introduzidos em 1970: 

  • Curso de Engenharia de Minas; e
  • Curso de Engenharia Metalúrgica

Estes novos cursos não duraram muito vistos serem de longa duração (5 e 8 anos respectivamente). 

Foram introduzidos mais quatro (4) cursos na Faculdade Engenharia, totalizando, actualmente, oito (8) no conjunto dos seus Departamentos, nomeadamente: 

  • Curso de Engenharia Eléctrica;
  • Curso de Engenharia Informática;
  • Curso de Engenharia de Gestão Industrial;
  • Curso de Ciências de Engenharia do AmbientaL. 

Endereço: Av. de Moçambique, Km 1,5, C.P. 257 Maputo Moçambique

Tel. (+258) 21478100

www.engenharia.uem.mz

 

8. FACULDADE DE FILOSOFIA

Criada em 2010, a Faculdade de Filosofia é uma Unidade Orgânica da Universidade Eduardo Mondlane que se ocupa da formação superior e da investigação científica no domínio das Ciências Filosóficas.

 Cabendo-lhe formar filósofos qualificados para o exercício de actividades na sua área de saber com uma visão humanista, crítica e reflexiva que possam contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade de conhecimento orientada para o exercício de uma cidadania consciente.

 A Filosofia nas universidades começou a ganhar especial dimensão no séc. XX e o conceito de universidade passou a ser composto por Docência, Investigação e Extensão.

 A filosofia, em Moçambique, desde a criação do ensino superior em 1962, foi sendo ensinada de uma ou de outra forma, nas suas diferentes vertentes, sem, muitas vezes, ter-se em consideração a sua integridade e grandeza no sistema das ciências e do conhecimento. 

 A consecução dos nobres objectivos de desenvolvimento pressupõe, como premissa, um elevado desenvolvimento científico e técnico.

 A relação directa que há entre a produção de bens materiais imediatamente necessários aos cidadãos e a aplicação de conhecimento técnicos correspondentes criou uma enorme dificuldade na percepção correcta da realidade e da correcção entre os diferentes domínios do conhecimento.

 Em alguns países do sul ficou cristalizada a ideia errónea de que somente o conhecimento técnico é o que mais importa para o desenvolvimento humano, sendo secundarizado o conhecimento fornecido pelas ciências humanas, nomeadamente o conhecimento filosófico

 No entanto, a filosofia apresenta-se como um saber fundamental, básico e omnicompreensivo que oferece aos homens e mulheres uma Direcção científica, técnica e a consequente cultura tecnológica.

 Ela cria no homem uma permanente insatisfação diante dos resultados alcançados na investigação e na técnica, compelindo o homem para a criação científica ao pretender descobrir os limites do conhecimento científico e da tecnologia.

 Eis o fundamento da Faculdade de Filosofia, com o objectivo de ser um dos polos de forja de cérebro nacional, onde se farão nascer pensadores nacionais que darão grande impulso ao desenvolvimento do país,

 Onde serão encontradas referências do saber e da busca de qualidade de repostas a diversas situações sociais necessárias para conferir o sentido da vida.

 Endereço: Campus Universitário Principal Av. Julius Nyerere Caixa Postal nº 257 Maputo Moçambique 

Telefone/ Fax: +258823789148 - 21491739 

www.fafilos@uem.mz

 

 9. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS 

 A Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) é actualmente a maior da Universidade Eduardo Mondlane.

A Faculdade de Letras e Ciências Sociais é fruto da união em 2003 entre as já extintas Faculdade de Letras (FL) e Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (UFICS).

 A FL resultou, por sua vez do processo de desenvolvimento dos cursos de Formação de professores do 11° Grupo (Geografia e História) e do 8° Grupo (Línguas), criado no âmbito dos Estudos Gerais Universitários de Moçambique em 1962.

 A FL propriamente dita só viria a ser criada em 1968, através da introdução dos Cursos de Graduação em Geografia, História e Línguas Românica.

 No início da década de 90, a UEM decidiu criar a UFICS cujo objectivo era gestão, formação e investigação em ciências sociais e humanas na UEM que recebeu os seus primeiros estudantes em Abril de 1995.

 Actualmente, a FLCS é reconhecida pelo contributo que presta ao desenvolvimento do capital humano de Moçambique através da Formação de graduados e pós-graduados de qualidade.

 A FLCS prossegue, empenhadamente, um ensino de qualidade, realiza investigação relevante e actividades de extensão e consultoria e contribui para os debates nacionais, regionais e internacionais nos domínios das letras e ciências sociais.

 

A FLCS está a leccionar dezassete (17) cursos de graduação, nomeadamente: 

  • Curso de Ensino de Português;
  • Curso de Ensino de Inglês;
  • Curso de Ensino de Francês;
  • Ensino de Línguas Bantu;
  • Curso de Tradução Português/ Inglês;
  • Curso de Tradução Português/ Francês;
  • Curso de Linguística;
  • Curso de Literatura Moçambicana;
  • Curso de História;
  • Curso de Sociologia;
  • Curso de Geografia;
  • Curso de Antropologia;
  • Curso de Arqueologia;
  • Curso de Administração Pública;
  • Curso de Ciências Políticas;
  • Curso de Serviço Social, Ensino de Língua, Cultura e Literatura Chinesa

 

10. FACULDADE DE MEDICINA

 A Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane oferece o Curso de Licenciatura em Medicina desde 1963 e já graduou mais de mil médicos no país.

 Até meados de 1990 era a única instituição no país responsável pela formação de médicos.

 Ao longo de cerca de meio século de existência, a Faculdade de Medicina da UEM passou por várias reformas académicas e administrativas de acordo com os desafios e especificidades das diferentes épocas da história do país.

 Por isso ela é um repositório de experiências e competências acumuladas nos intervenientes, nos processos e na memória institucional.

 O objectivo de excelência na formação de médicos e outros profissionais de saúde é atribuído a Faculdade e a guia nos passos quando avaliados os processos de ensino-aprendizagem e traçar as metas para o futuro onde se espera-se introduzir novos cursos.

 A produção científica (conhecimento novo) e o ampliar do leque de serviços que oferece à sociedade moçambicana são pontos altos da agenda da Faculdade, como pilares que alicerçam o desempenho da mesma.

+++++++++++++

CURSO DE MEDICINA UEM DETALHES COMPLETOS E REQUISITOS AQUI

Endereço: Av. Salvador Allende Maputo Moçambique

 www.medicina.uem.mz

 

11. FACULDADE DE VETERINÁRIA

 A Faculdade de Veterinária é uma instituição pública de ensino superior, cuja função social é a educação veterinária a nível de graduação, pós-graduação e formação profissional contínua, nas áreas de saúde animal, produção animal e saúde pública.

 A Faculdade de Veterinária desenvolve actividades de investigação, definindo-as como suporte fundamental para a função educativa e como fonte de alimentação do seu sistema de extensão.

Como escola veterinária moçambicana a instituição ministra programas lectivos contextualizados e permanentemente actualizados, através de um sistema de extensão que promove o contacto permanente entre as preocupações sociais nacionais e internacionais e as actividades de investigação e educação veterinária.

 A Faculdade de Veterinária lecciona três (3) cursos a nível da graduação, nomeadamente:

  •  Curso de Medicina Veterinária;
  • Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos; e
  • Curso de Ciência e Tecnologia Animal.

 Endereço: Av. De Moçambique Maputo Moçambique

www.veterinaria.uem.mz

 

 12. ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES (ECA)

 A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da UEM foi criada por Deliberação do Conselho Universitário da UEM – Deliberação n° 14/CUN/2002 – a 29 de Novembro.

 A ideia da sua criação surgiu no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico da UEM 1999 – 2003 que, nos Objectivos Estratégicos 6 e 7, recomendando como necessário:

  • “Aumentar o número de ingressos” e
  • “Desencadear o processo de introdução de novos cursos universitários em outras áreas de conhecimento”,  respectivamente.

 A ECA responde pela leccionação de cursos superiores de Comunicação, Informação e Artes, sendo os cursos de: 

  1. Jornalismo;
  2. Arquivística;
  3. Biblioteconomia;
  4. Marketing e Relações Públicas
  5. Música; e
  6.  Teatro.

 Na sua mira estão, para breve, cursos de publicidade, Marketing e Relações Públicas e Produção Audiovisual, e também, oportunamente os cursos de Artes Visuais, Cinema e Dança.

 A ECA apresenta-se, pois, como um centro de reflexão, produção e difusão de conhecimentos teóricos e práticos nos campos de comunicação social, informação e artes, assim sendo, a escola aposta numa excelente qualidade pedagógica para a formação de profissionais competentes. 

 Endereço: Av. Romão Fernandes Farinha, nº 456 – 520 Cidade de Maputo Moçambique

Telefone: + 258 21402028/29 Fax: + 258 21402028/29

 Cell: +258 844746003

www.eca.uem.mz

 

13. ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO DESPORTO (ESCIDE)

 Assumindo que o desporto constitui um factor estratégico de socialização, cooperação, de desenvolvimento social e económico, bem como os benefícios múltiplos.

 A Universidade Eduardo Mondlane criou a Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE).

 Esta escola é concebida como um mecanismo para o contributo da Universidade na formação da massa cinzenta e de empreendedora, como capacidade para optimizar os recursos e as potencialidades existentes para engendrar o desenvolvimento do Desporto em Moçambique e colocá-lo ao serviço do progresso.

 As Ciências do Desporto são a aplicação das ciências físicas, biológicas, sociais e comportamentais ao estudo da actividade física e do desporto e dos seus efeitos na saúde, na condição física e na qualidade de vida das pessoas de todas as idades e níveis de capacidade.

 Elas visam essencialmente a compreensão e o desenvolvimento das capacidades de desenvolvimento motor do ser humano e integram:

 a) Prevenção e reabilitação através do desporto; 

b) Lazer, a saúde, a educação, o treino; 

c) Gestão das organizações desportivas; e 

d) Desporto e a actividade física em pessoas com deficiência.

 

Tendo em vista dar resposta as exigências do desenvolvimento de um perfil competitivo na área do desporto no mercado nacional, regional e internacional, a UEM à organização de um 1° Ciclo do Curso de Ciências do Desporto, através da criação da ESCIDE, que oferece opções de estudo com os seguintes ramos de orientação e graduação.

  • Desporto Adaptado e Saúde; 
  • Gestão Desportiva;
  • Treino Desportivo. 

Endereço: Campus Universitário – Principal

Av. Julius Nyerere Maputo Moçambique

 SEM LINK?

 

14. ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS MARINHAS E COSTEIRA (ESCMC) – Quelimane

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira da Universidade Eduardo Mondlane criada em Dezembro de 2005.

 Tem como missão de “através de ensino, investigação e extensão, criar capacidade para utilização e exploração sustentável do mar e das zonas costeiras, para o benefício das comunidades e para o desenvolvimento do país e da região”.

 Dos objectivos preconizados, consta o de “desenvolver e ministrar cursos e programas de graduação, pós-graduação e de Curta duração sobre o mar e zonas costeiras”, e de “criar uma capacidade técnica-científica e profissional sobre assuntos do mar e das zonas costeiras”.

 A Escola ocupa um lugar específico na Academia e no desenvolvimento do país, desenvolve conhecimentos técnico-científicos virados para a solução de problemas reais da comunidade e do desenvolvimento social e económico do país e enveredada por métodos de ensino e aprendizagem centrados no estudante.

 Assim, na Escola ministra-se o saber, o saber fazer, o saber ser e estar na sociedade.

 

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira ministra os cursos de:

  •  Curso de Oceanografia;
  • Curso de Biologia Marinha  
  • Curso de Química Marinha;
  • Curso de Geologia Marinha.

 Para formar técnicos qualificados que contribuirão na concepção, edificação e manutenção de infra-estruturas costeiras e marítimas necessárias para a extracção, processamento, conservação e comercialização de recursos costeiros e marinhos e para a protecção de ecossistemas e zonas costeiras.

 Endereço: Cidade de Quelimane – Zambézia Moçambique

www.marine.uem.mz

 

15. ESCOLA SUPERIOR DE DESENVOLVIMENTO RURAL (ESUDER)

 Pretende-se com a criação da Escola Superior de Desenvolvimento Rural que os Distritos sejam por si só capazes de impulsionar o desenvolvimento do país explorando as suas principais potencialidades agro-pecuárias e recursos naturais

 Através dos subsídios trazidos não só pelo capital humano formado na ESUDER como também pelo corpo docente e investigador, de forma a criar mecanismos de transferência e melhoramento de tecnologias de exploração aplicáveis a determinadas situações.

 A  ESUDER é uma das maiores escolas da UEM, que se guia pela pretensão de se tornar, o mais breve possível, numa unidade de excelência académica ímpar ao nível da UEM, do País e da região da SADC, sobretudo tendo em conta o actual contexto da integração regional.

 A ESUDER define-se como uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que se ocupa da formação superior e da investigação científica no domínio das ciências de desenvolvimento rural.

 Tem por missão contribuir para o avanço da ciência e do conhecimento, para a sua divulgação e expansão nos territórios nacional e regional  nas áreas específicas da Engenharia Rural, Produção Animal, Produção Agrícola, Agroprocessamento, Economia Agrária, Comunicação e Extensão Rural e  Gestão de Recursos  Naturais.

 Os valores que informam o exercício quotidiano das actividades da ESUDER dizem respeito a valorização do capital humano,

transparência, equidade e partilha dos sucessos na busca de excelência em práticas de ensino, investigação, extensão, inovação, administração e

cooperação procurando estabelecer uma estreita ligação com a sociedade nos contextos nacional e regional.

Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane (ESUDER) oferece ao público seis (3) cursos de licenciatura, nomeadamente:

  1.  Engenharia Rural;
  2. Comunicação e Extensão Rural;
  3. Economia Agrária;
  4. Agro-processamento;
  5. Produção Pesqueira;
  6. Produção Agrícola;
  7. Produção Animal.

Endereço: Bairro 7 de Setembro Vilanculo - Inhambane Moçambique

Tel: +258-29382192

Fax: +258-29382159

www.esuder.uem.mz


16. ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DE INHAMBANE

 A Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI) e uma unidade académica da Universidade Eduardo Mondlane, situada na cidade de Inhambane.

 É uma instituição de ensino público vocacionado para a formação integral dos cidadãos em turismo.

 Actualmente, a Escola está a ministrar quarto (4) cursos de licenciatura na área do turismo e um (1) em gestão, a saber:

  •  Gestão de Mercados Turísticos;
  • Informação Turística;
  • Animação Turística;
  • Gestão Hoteleira; e
  • Gestão – Pós-laboral

A Escola tem como missão

 Formar Quadros Superiores nas áreas de Turismo e Hotelaria; 

 Garantir a Melhoria da Qualidade nos Serviços de Turismo e Hotelaria; 

 Contribuir para a formulação de políticas de turismo no país.

 Endereço: Av. Samora Machel – Bairro Chalambe 1  Cidade de Inhambane Moçambique

Tel. (+258) 29320755

 www.eshti.uem.mz

 

 17. ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO DE CHIBUTO (ESNEC) 

 A escola Superior de negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), umas das cinco Escolas da Universidade Eduardo Mondlane.

Foi criada pela aprovação do conselho Universitário na sua sessão de 25 de Novembro de 2008 e, tem como missão:

 "Desenvolver as capacidades dos recursos humanos na identificação e transformação de oportunidades de negócio em riqueza".

 A ESNEC iniciou as suas actividades em 2 de Março de 2009 com cerca de 216 estudantes dos curso de Finanças, Gestão e Liderança, Agro-Negócios e Comercio. Contando com cerca de 19 docentes.

 Em finais de 2009, a Empresa Corridor Sands, cedeu a UEM, o Hotel de Chibuto, com as seguintes condições: 

 Introdução de um Curso de Agricultura Comercial;

 As instalações do hotel servirem de apoio a comunidade local nas vertentes hoteleira e desenvolvimento local;

 Uso das instalações para desenvolvimento académico.

 A ESNEC sendo uma instituição académica de investigação e extensão tem a responsabilidade de colocar no mercado quadros competentes, com atitude e que aceitem o desafio de reduzir a pobreza no país.

 Igualmente, garante que os formados façam o acompanhamento das associações de produção, empresas comerciantes e agregados familiares ao longo da sua formação.

 

Permitindo que estes participem dos processos de investigação, o que faz com que os campos de produção do distrito sejam utilizados como laboratórios de investigação e produção de conhecimentos.

 De forma a tornar uma realidade a missão da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, ela conta, actualmente, com 5 cursos de licenciatura, nomeadamente:

  •  Curso de Finanças;
  • Curso de Gestão de Empresas;
  • Curso de Gestão Comercial;
  • Curso de Agro-Negócios; e
  • Curso de Agricultura Comercial.

 Endereço Av. Samora Machel Chibuto – Gaza Moçambique

 www.esnec.uem.mz 

IN CATÁLOGO UEM 2021



fonte da imagem:

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fakimneto.wordpress.com%2F2015%2F03%2F27%2Faceitacao-e-admiracao%2F&psig=AOvVaw0z21SAgdYXJeSXVF7IeJ9R&ust=1610532647973000&source=ihttps://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fakimneto.wordpress.com%2F2015%2F03%2F27%2Faceitacao-e-admiracao%2F&psig=AOvVaw0z21SAgdYXJeSXVF7IeJ9R&ust=1610532647973000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwj-qqnkk5buAhUQO-wKHdjxBWAQr4kDegUIARDwAQmages&cd=vfe&ved=2ahUKEwj-qqnkk5buAhUQO-wKHdjxBWAQr4kDegUIARDwAQ

Enviar um comentário

0 Comentários