Manual do professor Matemática, potuguês educação fisica, ensino primário
+
O Livro do Professor de Língua Portuguesa, matemática e educação física 1.ª Classe
Certamente que este seja o post que provavelmente pode ajudar um milhão de professores Moçambicanos, se é que na verdade o número de professores em Moçambique chega a marca de um milhão ou não ultrapassa.
O manual carrega por sua vez um lote de metodologia facilitando desde modo a planificação bem como a dosificação dos conteúdos de ensino na 1.ª Classe.
O Livro do Professor de Língua Portuguesa, matemática e educação física 1.ª Classe
O Livro do Professor de Língua Portuguesa
É um instrumento importante para a realização do processo de ensino-aprendizagem.
O foco central deste Livro do Professor é tornar prática a aplicação do Livro do Aluno da 1.ª classe, do 1.º Ciclo do Ensino Primário (1.ª e 2.ª classes).
Deste modo, o Livro do Professor fornece ferramentas básicas sobre a planificação das aulas e a sua leccionação, abordando os domínios relativos ao ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
Na 1.ª Classe (1.º Ciclo), nomeadamente, o ensino da Oralidade, Pré-Leitura e Pré-Escrita, Leitura e Escrita, propriamente ditas, e o Funcionamento da Língua.
É esta a sequência metodológica da aprendizagem natural da Língua Portuguesa, seguida pelo Livro do Aluno da 1.ª Classe, do 1.º Ciclo do Ensino Primário.
Sendo este um meio didáctico para implementar o Plano Curricular do Ensino Primário, compete ao professor ler e conhecer, com profundidade.
Programa de Ensino de Língua Portuguesa do 1.º Ciclo do Ensino Primário, de modo a contextualizar o Livro do Aluno, em termos de Competências e Objectivos Programáticos, Conteúdos Programáticos e carga horária.
Ainda no mesmo Programa de ensino, o professor poderá encontrar as principais alterações, comparando-o com o PCEB em vigor desde 2004:
A definição do Plano Temático, as competências e os correspondentes indicadores de desempenho, o aumento da carga horária da disciplina e a integração de competências de outras disciplinas, como Educação Visual, Ofícios e Educação Musical, no Programa de Ensino de Língua Portuguesa do 1.º Ciclo do Ensino Primário.
Finalmente, a estrutura do presente Livro do Professor perfilha a organização das unidades temáticas do Livro do Aluno, baseadas nas unidades temáticas do Programa de Ensino.
Em cada unidade temática são aflorados, sumariamente, pressupostos teóricos – podendo ser encontrados detalhados em outros documentos, incluindo nas sugestões metodológicas dos:
Próprios Programas de Ensino – e propostos métodos de ensino aplicáveis, sem, no entanto, se pretender limitar a criatividade do professor e os seus conhecimentos adquiridos na sua formação pedagógica e profissional.
Manual do professor Matemática 1ª classe
O presente manual foi elaborado com o objectivo de auxiliá-lo no desenvolvimento da sua actividade na sala de aula.
De modo algum pretendemos que ele seja um livro de receitas previamente preparadas e prontas a serem utilizadas na sua prática lectiva, mas contribuir com algumas sugestões para facilitar o processo de preparação e ministração de cada uma das suas aulas.
Nele apresentamos todos os temas preconizados no programa e por conseguinte constantes do Livro do Aluno, indicando os objectivos específicos do tema, a sua carga horária.
Os materiais didácticos adequados, a localização do conteúdo no Livro do Aluno e as sugestões metodológicas para a sua concretização.
Já no fim do livro, apresenta-se as soluções dos exercícios propostos como forma de ajudá-lo no controlo das actividades das crianças.
Um aspecto a salientar neste manual são as sugestões de abordagem de conteúdos resultantes da integração de outras disciplinas, como sejam a Educação Musical, Educação Visual e Ofícios.
Importa lembrar ao professor que o processo de ensino e aprendizagem da Matemática deve ser conduzido tendo em conta os conhecimentos e experiências adquiridos pelo aluno na sua interacção com o mundo que o rodeia.
Sugere-se que o ensino da Matemática na sala de aula seja apresentado de forma contextualizada, flexível e dinâmica, aproveitando todo o potencial do aluno, pois ele não é um mero espectador mas um sujeito participante no processo.
Julga-se ser importante igualmente a utilização, na sala de aulas, de técnicas lúdicas tais como jogos e brincadeiras, pois estas constituem uma estratégia didáctica que visa dinamizar o processo de aprendizagem, principalmente quando o professor pretende introduzir um conteúdo novo.
A Educação Física
É um processo que visa integrar influências culturais e naturais, utilizando actividades físicas e que constituem um direito fundamental da população, devendo ser garantidos pelo sistema educativo, como outros aspectos da vida social.
O presente Livro do Professor deve ser entendido como um instrumento de trabalho, baseado no Novo Programa de Educação Física, destinado aos alunos do 1.° ciclo.
Neste contexto, pretende ser um guia que permita um diálogo entre o professor e os alunos, numa perspectiva de desenvolvimento ao nível dos “saberes”,
das competências “saber-fazer”, e proporcionar uma integração e a vivência em grupo “saber estar”, como meio de formação da personalidade e do carácter para um melhor ajustamento à realidade social.
Neste Livro do Professor, a Educação Física é apresentada sob a forma de dança, de jogo e de trabalho, em que se pretende que o aluno adquira uma forma de vida sã e aprenda a ocupação sadia do tempo livre, como um dos objectivos principais.
Este Livro do Professor não deve ser usado de forma isolada do Programa de ensino.
A aula de Educação Física
OBJECTIVOS:
Um dos aspectos principais a tratar na aula de Educação Física são os objectivos da mesma, que se subscrevem nos do Programa de ensino.
Para cada aula o professor deve traçar os objectivos que orientam a actividade, para se poder determinar os materiais a serem usados na aula.
Os objectivos da aula estão orientados para o desenvolvimento das capacidades motoras de base, numa perspectiva de continuidade dos movimentos básicos conhecidos pelo aluno, como são caminhar, correr, lançar, entre outros.
Para o desenvolvimento de competências durante a mesma, o professor deverá realizar uma série de actividades, uma vez que as habilidades não se desenvolvem numa única aula.
O Programa de ensino tem sugestões de conteúdos que podem ajudar o professor na elaboração de objectivos para as aulas.
Então para baixar queira por favor clicar no ícone de download abaixo:
Enviar um comentário
0 Comentários
Deixe o seu comentário aqui