Ética Segundo Maritou Silva Lima-trabalho feito

Ética Segundo Maritou Silva Lima-trabalho feito

Observa-se que a palavra ética passou a fazer parte do vocabulário do homem comum e está sempre na mídia, demonstrando a vigência de uma preocupação urgente e universal. 

O presente trabalho da cadeira de ética social, tem como objectivo conceituar a ética social, falar sobre etimologia bem como a origem, alguns aspectos ligados a sociedade e fundamentos éticos morais de liberdade e auto determinismo. 

Como forma de facilitar a sua leitura o mesmo está estruturado da seguinte maneira:

1.     Conceito da ética7

2.     Etimologia da ética social7

3. Fundamentos éticos morais de liberdade e auto-determinismo8

4.   Conclusão9

5.   Bibliografia:

1.      Conceito da ética

O termo Ética refere-se ao comportamento certo e errado. Na prática profissional, como a enfermagem, o código de ética fornece as orientações para um cuidado seguro. 

Erguido sobre os fundamentos da ética médica e de enfermagem básica, o campo da bioética que se desenvolveu durante as duas últimas décadas.

 O estudo da bioética orienta as negociações frequentemente complicadas que caracterizam as decisões sobre o cuidado de saúde. 

 Ética é um campo do saber ligado a filosofia, que debruça sobre o comportamento humano, conhecimento do bem como o fim ultimo do homem.

 Segundo Maritou Silva Lima, a ética social pode ser definida como ciência que trata dos empregos que homem deve fazer de sua liberdade, para conseguir o seu fim último.

 Ele procura estudar a origem e a natureza da lei moral vivida em cada sociedade, valor de bem e do mal proveniente de conduta de agir do homem na sociedade.

A ética consiste no estudo da boa conduta, do caráter e dos motivos. Ela esta relacionada à determinação do que é bom ou valioso para todas as pessoas. 

Os atos éticos frequentemente refletem um compromissos com padrões além das preferências pessoais. Padrões com as quais os indivíduos, as profissões e as sociedades concordam.

Observa-se que a palavra ética passou a fazer parte do vocabulário do homem comum e está sempre na mídia, demonstrando a vigência de uma preocupação urgente e universal. 
A este respeito, Cortina (2003, p. 18) afirma que: “embora a ética esteja na moda, e todo mundo fale dela, ninguém chega realmente a acreditar que ela seja importante, e mesmo essencial para viver”.


2 Etimologia da ética social


A palavra ética social e conhecida etimologicamente como palavra proveniente do latim sendo por destacar:

Ética: éthos+mos=Etica (hábitos, costumes e valores).

A ética social também é conhecida como a filosofia moral pelo fato de ter como objecto de reflexão o comportamento humano, hábitos e costumes sociais. 

Ela procura estabelecer regras que são assumidas pelas pessoas na sociedade. 


Portanto é desta maneira que a ética social tem a estreita relação do agir do homem com a sociedade.

Ética na Vida Social: Cada ocasião social exige um tipo de comportamento. Para tanto se deve usar o bom senso em cada detalhe: no vestir, no falar, na postura. Nosso comportamento, nossos gestos, nossas palavras, nossa postura, se diferem nas mais diversas ocasiões sociais.

3. Fundamentos éticos morais de liberdade e auto-determinismo


Os valores éticos morais são aspectos principais que moldam o agir humano. Ela se manifesta no homem mesmo sem que este ponha em conta.

Na ética relativo a liberdade o bem e algo importante aos actos livres no agir para a liberdade do individuo. Em suma a liberdade é o acto do homem fazer aquilo que quer que acha ser conveniente. 

A liberdade do homem por sua vez é imposta por várias razões que são as correntes filosóficas, o determinismo.

A liberdade segundo o autodeterminismo, diz que nada acontece sem causa necessária ou livre estas causas são as que determinam a liberdade de ação do individuo.
  
4. Conclusão:

Levando-se em consideração que o termo ética refere-se ao comportamento certo e errado, conclui-se que: Ela procura estabelecer regras que são assumidas pelas pessoas na sociedade. 

Portanto é desta maneira que a ética social tem a estreita relação do agir do homem com a sociedade. 

Na vida social, Cada ocasião social exige um tipo de comportamento. Para tanto se deve usar o bom senso em cada detalhe: no vestir, no falar, na postura. 

Nosso comportamento, nossos gestos, nossas palavras, nossa postura, se diferem nas mais diversas ocasiões sociais. 

Os valores éticos morais são aspectos principais que moldam o agir humano e a liberdade segundo o autodeterminismo, diz que nada acontece sem causa necessária ou livre estas causas são as que determinam a liberdade de ação do individuo.

5. Bibliografia:

Cortina, A.; Martinez, E. Ética. São Paulo; Loyala, 2005;
Souza, R. Timm. Ética como fundamento: uma introdução à Ética contemporânea. São Leopoldo, Nova Harmonia, 2004;

Enviar um comentário

0 Comentários