Didática de geografia I questões resolvidas

Didática de geografia I questões resolvidas

Perguntas e respostas da didática de geografia

Introdução:

A Didáctica é a técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem. O presente trabalho da cadeira de didática de geografia ira responder as questões relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem da cadeira de geografia:


Perguntas:
1. A aula de excursão é uma forma especial do ensino de geografia em que os alunos sob orientação do professor observam e analisam os objectos geográficos no seu meio natural. 

Quais são as vantagens metodológicas que podem resultar da realização de uma excursão?

2. embora onerosa, a aula excursão é de extrema importância. Fale dos factores que contribuem para a fraca realização de aulas de excursão em Moçambique?

3. O plano de aula constitui um instrumento regulador ou orientador que rege as intervenções do professor e do aluno para a sua situação da aula. Quais são os elementos que nele devem conter?

4. A avaliação é um componente do processo de ensino que visa através da verificação e qualificação dos ressultados determinar a correspondência destes com os objectivos propostos e daí orientar a tomada de decisões em relação as actividades diácticas seguintes.

Pergunta: Refira-se ao momento em que se aplica a avaliação.

5. Fale da relação existente entre os processos de educar e ensinar.

6. Porque acha que a didáctica de geografia deve preocupar-se com aspectos psico-sociais do aluno?

7. Porque se diz que entre a didáctica de geografia e o desenvolvimento de capacidades, habilidades, hábitos  e/ou costumes existe uma relação de dependência e reciprocidade?

8. Em que consiste o triângulo didáctico estudado e apresentado por J. HOUSSAIE (1988)?

9. Métodos de ensino são conjuntos de meios, procedimentos e técnicas através dos quais o professor e os alunos concretizam os objectivos da aula. 

 Questão: Caracterize os métodos de ensino em geografia.

10. Relacione o rabalho independente ao desempenho do estudante do ensino á distância e faça uma conexão com os resultados espereados.

11. Os meios didácticos são importantes porque facilitam o processo de aquisição de conhecimentos. Como eles se classificam segundo as suas funções?

12. O livro do aluno não é um meio universal, por isso não observa a realidade próxima do aluno em cada pontodo país.

Questão: Reflicta sobre como suprir as limitações do livro do aluno?


Resposta das questões referentes a cadeira de didática de geografia I



1-Quais são as vantagens metodológicas que podem resultar da realização de uma excursão?

  • A excursão é uma forma de mediação pedagógica que contribui no desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno.   A vantagem é que propiciam aos alunos uma conexão da teoria com a prática educacional em prol de um melhor aperfeiçoamento para a construção do conhecimento.

  • A outra vantagem, esses passeios didáticos contribuem para os alunos no desenvolvimento da autonomia, criatividade, aperfeiçoamento na elaboração das atividades e percebe-se também que melhora o relacionamento entre os alunos.



2. Os fatores que contribuem para a fraca realização de aulas de excursão em Moçambique são:
A falta de dinheiro, o número elevado de alunos por turma, o tempo que é reduzido (45 minutos), dificuldades de transporte, o medo de levar filhos do dono para sítios distantes da zona de residência.

3. Os elementos que compõem um plano de aula são:
Elementos preliminares: escola, disciplina, data, unidade temática, tipo de aula, número da Licão, objectivos traçados.
Elementos pós liminares: tempo, fases da aula (função didática), conteúdo, actividade (professor e do aluno), método, meio, observação.

4- A avaliação aplica-se no momento em que:
O aluno termina uma aula ou ainda logo no início da mesma, a que chamamos de avaliação diagnostica. Ao longo duma unidade, para identificar dificuldades e ou soluções e pode acontecer no final da unidade, (avaliação de controlo periódico, avaliação de controlo final).

 5- Relação existente entre os processos de educar e ensinar
Trata-se de uma relação de interdependência isto é, ensino é a transmissão de conhecimentos, competências e princípios relacionados com comportamento e atitudes correspondentes aos usos socialmente tidos com correctos e é educação que dita os métodos de ensino e aprendizagem de uma determinada nação país, pois é o processo que visa o desenvolvimento harmonioso do homem nos seus aspectos intelectual, moral e físico e a sua inserção na sociedade;

 6. A didáctica de geografia deve preocupar-se com aspectos psico-sociais do aluno pôrque:
  •  Preocupa-se no conhecimento de cada aluno.
  •  Chamam atenção ao professor para descobrir a influência do meio sobre o aluno.
  • O meio refere-se a família, amigos, professor e a própria turma. 


7. Diz-se que entre a didáctica de geografia e o desenvolvimento de capacidades, habilidades, hábitos e/ou costumes existe uma relação de dependência e reciprocidade na medida em que:
 a) A didática de geografia procura inculcar nos professores de geografia, a necessidade de se adotarem métodos e, meios eficazes criam interesse de aprender sempre mais sobre os objectos e fenómenos geográficos por parte do aluno.

b) A didática de geografia ensina como tornar uma aula cada vez mais interessante para o aluno, a partir do manuseamento constante de meios geográficos como.

C) Finalmente, a didáctica de geografia dá subsídios importantes ao professor de geografia que lhe permitem usar com autenticidade os princípios, métodos e meios de ensino da geografia.

8. O triângulo didáctico estudado e apresentado por J. HOUSSAIE (1988) consiste em:
 Consiste num modelo gráfico que representa uma situação didáctica estruturada de forma a permitir uma optimização da aprendizagem.
Neste modelo, de Houssaie, pode-se observar a interacção entre o professor, aluno e o saber, assim como avaliar o sucesso do processo de ensino – aprendizagem.

Quando o pólo professor – aluno é dominante, o professor assume um posicionamento de formador.

Se o pólo saber – professor é dominante, o professor centra-se mais na transmissão dos conteúdos, e, o aluno assume necessariamente uma atitude receptiva, embora não necessariamente passiva, enquanto o professor é o centro do processo de ensino – aprendizagem.

 9- Os métodos de ensino em geografia:
Os métodos de ensino são conjuntos de meios, procedimentos e técnicas através das quais o professor e os alunos concretizam os objectivos da aula.

Características dos métodos de ensino

1ª Os métodos de ensino estão orientados para os objectivos (um método para um objectivo); 
2ª Implicam uma sucessão planificada e sistematizada do professor como dos alunos;
3ª Os métodos requerem a utilização dos meios didácticos.

10- Relação do método trabalho independente ao desempenho do estudante do ensino á distância e resultados esperados.

O trabalho independente, como método do ensino, consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos/estudantes as resolvam de modo relativamente independente criador.
No que se refere ao desempenho do estudante do ensino a distancia, espera-se que o aluno seja criador do seu próprio conhecimento sendo que o professor/tutor funcione como facilitador, moderador, orientador da aprendizagem, fundamentalmente para que o aluno/estudante não se disperse, ou não se perca naquilo que são os objectivos emanados para o conteúdo dos programas.

11- Os meios didácticos classificam segundo as suas funções em:

Cognitiva: Facilitam o processo de aquisição de conhecimentos, isto porque, estes são portadores de informação. Ex. Ao trazer mapa de Moçambique numa aula sobre províncias e suas capitais para elucidar.

Motivação: Estimulam a aprendizagem criando motivos e interesses da aprendizagem. Ex. Trazer o mapa de Moçambique ao falar dos principais acidentes da costa.

Afectiva: Facilitam e possibilitam o processo de desenvolvimento de capacidades, habilidades de pensar, explicar, observar e comparar.

 Racionalização da actividade do professor.

Consolidação dos conhecimentos.

12-O livro do aluno não é um meio universal, por isso não observa a realidade próxima do aluno em cada ponto do país.
Para suprir estas limitações do livro do aluno, o professor deve estabelecer ligações constantes com a realidade do aluno.

  •  O livro do aluno é ditado para longo período, e que, ao longo do tempo alguns conteúdos ficam desactualizados, e, cabe ao professor actualizar através de revistas, jornais, TV, etc.
  • O período de edição de um livro é de 10 em 10 anos.
  •  A interpretação das imagens é subjectiva, cabe ao professor orientar os seus alunos para os aspectos mais importantes que a imagem retracta. 
  •  Existência paralela do livro do aluno oficial e não oficial.                                   


Conclusão: 
Levando-se em consideração a questões resolvidas neste trabalho, conclui-se que: A excursão é uma forma de mediação pedagógica que contribui no desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno. 

A didática de geografia procura inculcar nos professores de geografia, a necessidade de se adotarem métodos e, meios eficazes criam interesse de aprender sempre mais sobre os objectos e fenómenos geográficos por parte do aluno. 

No que se refere ao desempenho do estudante do ensino a distancia, espera-se que o aluno seja criador do seu próprio conhecimento sendo que o professor/tutor funcione como facilitador, moderador, orientador da aprendizagem, fundamentalmente para que o aluno/estudante não se disperse, ou não se perca naquilo que são os objectivos emanados para o conteúdo dos programas.

Referências bibliográficas:

 NAKATA, Hirome; COELHO, Marcos Amorim, “Geografia
Geral: Geografia Física, Geografia Humana e Geografia
Económica”, São Paulo, Editora Moderna, 1982;

NANJOLO, LUÍS; ABDUL, Ismael, “Processos e Fenómenos,

Geografia 11ª Classe”, Edição Diname, Moçambique, 2002;

LEITE, Idalina, “Geografia 12º Ano de Escolaridade,

vol.1”Edições ASA, Lisboa, 1989;

Enviar um comentário

0 Comentários