Química 10a classe baixar em PDF

Química 10a classe baixar em PDF

Baixe em PDF - Livro de química em pdf


Para baixar clique no DOWNLOAD
Antes veja o índice e os principais temas do módulo para dar um pouco de noção dos conteúdos:




Encontre O link do /baixar download que está mais em baixo 👇 

 





 

🕳️ O que se estuda neste livro 📙? 

Unidade 1. Carbono e elementos do grupo IV A .

O carbono é um elemento químico com símbolo C e número atómico 6. É um não-metal que pertence ao grupo IV A da tabela periódica.

 O carbono é o quarto elemento mais abundante no universo por massa e é a base da química orgânica, formando a estrutura básica de todas as inscrições biológicas conhecidas.







Os elementos do grupo IV A, também conhecidos como a família do carbono, incluem o carbono, silício, germânio, estanho e chumbo.

 Eles protegem características semelhantes em sua estrutura eletrônica e propriedades químicas.

 O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre depois do oxigênio e é amplamente utilizado na indústria eletrônica para produzir chips de computador.

 O germânio é usado em dispositivos semicondutores e detectores de radiação. O estanho é usado em latas de alimentos e soldas, enquanto o chumbo é usado em baterias e proteção contra radiação.

 







Unidade 2. Introdução do estudo da Química Orgânica 

A Química Orgânica é o ramo da química que estuda os compostos orgânicos, ou seja, aqueles que contêm carbono em sua estrutura molecular.

 Essa área de estudo é fundamental para a compreensão dos processos biológicos e bioquímicos, além de ser essencial para a síntese de novos compostos com aplicações em diversas áreas, como medicina, agricultura e indústria.








A Química Orgânica tem como base o estudo das propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos, bem como suas reações e transformações.

 A partir desse conhecimento, é possível desenvolver novas bandeiras com propriedades específicas para atender às necessidades da sociedade.

 Além disso, a Química Orgânica também está relacionada à sustentabilidade e ao meio ambiente, uma vez que muitos compostos orgânicos são utilizados como fontes de energia renovável e na produção de materiais biodegradáveis.








Unidade 3: Hidrocarbonetos .

Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono e hidrogênio.

 Eles são encontrados naturalmente no petróleo, gás natural e carvão mineral, e também podem ser produzidos sinteticamente a partir de outras fontes de carbono, como biomassa.

 Os hidrocarbonetos são amplamente utilizados como combustíveis, tanto para transporte quanto para geração de energia elétrica, além de serem matérias-primas importantes para a indústria química, sendo utilizados na produção de plásticos, borrachas, solventes e outros produtos.








Os hidrocarbonetos são classificados em duas categorias principais: alifáticos e aromáticos. Os hidrocarbonetos alifáticos incluem alcanos, alcenos e alcinos, enquanto os hidrocarbonetos aromáticos incluem compostos como o benzeno.

 A estrutura molecular dos hidrocarbonetos determina suas propriedades físicas e químicas, como ponto de fusão, ponto de ebulição e reatividade. Além disso, a queima incompleta de hidrocarbonetos pode levar à formação de poluentes atmosféricos, como dióxido de carbono, monóxido de carbono e óxidos de emissão.








Unidade IV: Álcoois e Fenóis .

 Álcoois e fenóis são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um grupo hidroxila (-OH).

 Os álcoois são caracterizados por apresentarem o grupo hidroxila ligado a um carbono saturado, enquanto os fenóis possuem o grupo hidroxila ligado a um anel aromático.

 Os álcoois são amplamente utilizados na indústria química como solventes, combustíveis e matérias-primas para a produção de outros compostos orgânicos.


 Já os fenóis são utilizados na fabricação de resinas, plásticos, medicamentos e produtos de limpeza.

 Além disso, ambos os compostos possuem propriedades antissépticas e podem ser utilizados como desinfetantes.








 

Unidade 5: Aldeídos e Cetonas .

Aldeídos e cetonas são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional carbonila, que é composto por um átomo de carbono ligado a um átomo de oxigênio por meio de uma ligação dupla.

 A principal diferença entre aldeídos e cetonas é que os aldeídos possuem o grupo funcional carbonila em uma extremidade da cadeia carbônica, enquanto as cetonas possuem o grupo funcional carbonila em uma posição protegida da cadeia.


Os aldeídos e cetonas são amplamente utilizados na indústria química como solventes, intermediários na síntese de outros compostos orgânicos e como matéria-prima para a produção de plásticos, resinas e fibras sintéticas.

 Além disso, muitos aldeídos e cetonas são encontrados na natureza, como é o caso da acetona, que é produzida pelo organismo humano durante o metabolismo da gordura.


 





Unidade 6: Ácidos Monocarboxílico e Ésteres 

Ácidos monocarboxílicos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo funcional carboxila (-COOH) em sua estrutura.

 Eles podem ser encontrados na natureza, como o ácido acético presente no vinagre, ou podem ser sintetizados em laboratório para diversas aplicações, como na produção de plásticos e medicamentos.

 Esses protetores apresentam propriedades ácidas, ou seja, são capazes de doar prótons (H+) em solução aquosa.








Já os ésteres são compostos orgânicos formados pela reação entre um ácido carboxílico e um álcool.

 Eles possuem uma estrutura semelhante à dos policarboxílicos, porém com a substituição do grupo hidroxila (-OH) pelo grupo alquila (-OR).

 Os ésteres são amplamente utilizados na indústria de alimentos e bebidas como aromatizantes e aromatizantes, além de serem empregados na produção de plásticos, resinas e solventes.









BAIXAR TAMBÉM

Encontre outros manuais e dicas de estudo aqui no seu portal de aprendizagem (comente e compartilhe os links):

▶ Módulos do Ensino Secundário Por Classe: 
▶ Livros do Ensino Secundário Por Classe:

Curta a nossa página no Facebook clicando em Gostar

▶ Livros e Módulos do Ensino Secundário Por Disciplina: 

Enviar um comentário

0 Comentários