Matemática do IFP toda didática em pdf

Matemática do IFP toda didática em pdf

Relação da disciplina de Matemática com outras-sitio de ensino



Breve introdução :

 Neste conteúdo pretende-se que o formando reflita sobre o relacionamento que existe entre as várias disciplinas do Ensino Primário. Desta forma, serão apontados alguns exemplos que mostram a estreita ligação da disciplina de Matemática com as outras.

 relacao da matematica com outras ciencias

Na disciplina de Ciências Sociais a Matemática é usada para indicar o tempo por meio de gráficos, localização no espaço e no tempo de certos acontecimentos, dados estatísticos sobre a natalidade e a mortalidade, a densidade populacional e outros.

 Na de Português, a Matemática é usada em diferentes contextos, tais como:

Quantificação de orações, de períodos num parágrafo, de parágrafos num texto, etc. Este facto verifica-se em todas outras disciplinas. 

O mesmo acontece em relação a utilidades das outras disciplinas na própria Matemática.

Na resolução de problemas do dia-a-dia a Matemática precisa de outras disciplinas. Por exemplo, a língua que se usa para ensinar a Matemática é o Português. O intervalo entre os acontecimentos e as distâncias entre lugares (C. Sociais) são usados pela Matemática para dar significado aos números na resolução de problemas.

 Conhecimentos da Matemática da criança na fase pré-escolar Uma criança antes de entrar na escola primária tem muitos conhecimentos matemáticos que se observam nas actividades do seu dia-a-dia.

Constata-se que nas brincadeiras da criança que ela lida com muitos aspectos matemáticos de uma forma informal. Por exemplo, conhecimentos sobre quantidades, tamanhos, distância, adição, subtracção, divisão, medição de comprimentos, comparação de tamanhos e de quantidades, etc.

Para um professor menos atento, estes conhecimentos podem passar despercebidos. Porém, eles devem servir como ponto de partida para a abordagem formal de qualquer conceito da Matemática.

 Considerando que uma criança tem esses conhecimentos informais, cabe ao professor orientar os alunos a transformá-los em conhecimentos formais, isto é, que o professor deve ser capaz de, a partir dos saberes das próprias crianças, abordar os diferentes conceitos da Matemática de forma formal.

Um exemplo que mostra que a criança tem muitos conhecimentos matemáticos é o facto de ela entrar na escola enquanto já sabe contar, na sua língua. Apesar deste facto, entre professores tem sido comum, levar muito tempo a “ensinar” à crianças a contar.

Talvez fosse útil aproveitar o tempo, ensinando a decompor os números, contar progressiva e regressivamente. Esta contagem como tal, precisa de ser desenvolvida porque a partir dela se ensina muitos aspectos matemáticos, como é o caso do cálculo mental, a adição e subtracção de números dentro do limite.

Qualquer aspecto que o professor precisa de abordar na sala de aula deve, em primeiro lugar, explorar as potencialidades que os seus alunos possuem para servirem como ponto de partida para a aquisição de conceitos formais da disciplina de Matemática.

 Familiarização do programa do ensino da Matemática

 Aqui terá oportunidade de se familiar com o programa do ensino da Matemática no Ensino Primário. Poderá ver a estrutura do programa, os conteúdos do Ensino Primário nos diferentes ciclos de aprendizagem e em todas classes do mesmo nível de ensino.

Só para recordar: Um exemplo que mostra que a criança tem muitos conhecimentos matemáticos é o facto de ela entrar na escola enquanto já sabe contar, na sua língua. Apesar deste facto, entre professores tem sido comum, levar muito tempo a “ensinar” à crianças a contar.

Os programas do ensino da Matemática são materiais de estudo para o professor e constituem guias para o seu trabalho. Com estes programas pretende-se que o Ensino Primário em Moçambique seja relevante e torne o aluno moçambicano capaz de servir a sua sociedade, sem pôr de parte as particularidades individuais dos diferentes grupos sociais factor de coesão social.


Conclusão: 

Para um professor menos atento, estes conhecimentos podem passar despercebidos. Porém, eles devem servir como ponto de partida para a abordagem formal de qualquer conceito da Matemática,
Constata-se que nas brincadeiras da criança que ela lida com muitos aspectos matemáticos de uma forma informal. Por exemplo, conhecimentos sobre quantidades, tamanhos, distância, adição, subtracção, divisão, medição de comprimentos, comparação de tamanhos e de quantidades, etc.


Referência bibliográfica:
Muchanga, Carlos Eugénio, Simone, Helena Arnaldo, Leitão, Jonasse Luís (MINEDH)

Relacão da disciplina de Matemática com outras
Relacao da disciplina de Matemática com outras

Enviar um comentário

0 Comentários