APLICAÇĀO DE FUNÇĀO DIDÁTICA NO PEA

APLICAÇĀO DE FUNÇĀO DIDÁTICA NO PEA

Este trabalho da cadeira de didática geral, que é uma ciência considerada arte e ciência do ensino, ela não objectiva apenas conhecer por conhecer, mas procura princípios com finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas para torna-las crítico e refletivo. 

Didática de Coménio


Esperando-se que o mesmo traga uma contribuição valiosa no que diz respeito a relação da pedagogia e a didática, aplicação das funções didática e a diferença de pensamentos entre teóricos. 

O mesmo foi estruturado da seguinte forma: introdução, desenvolvimento, conclusão e a devida referência bibliográfica.

                                                                                                                 
 RELAÇĀO DA DIDÁTICA E A PEDAGOGIA


A didática e a pedagogia tem uma relação de complementaridade
Iniciamos por uma definição ou objeto de estudo das duas ciências

 Segundo PILETTI, (1990) Pedagogia e uma ciência de condução das crianças, com objeto de estudo a Educação.

A Diádica é uma ciência que se preocupa com a direção do processo Educativo através do ensino, ou objeto de estudo é o processo de ensino e aprendizagem.
A atuação do professor com o propósito de ensinar exige deste um agir tendo em conta não somente habilidades didáticas, mas também pedagógicas.

Tendo em conta como caracter interdisciplinar a Didática sendo uma disciplina que se preocupa co a direção do processo educativo, de princípio mantem relação quase com todas disciplinas.

Segundo (ARAUJO,P.23) a Didática em relação a Pedagogia, há uma relação de complementaridade verificando-se a impossibilidade deve-se especificar objetiva de instrução das matéria e dos métodos (campo da Pedagogia) fora de uma conspeção do mundo de uma opção metodológica e uma conspeção práxis pedagógico dai considera-se o Didática como uma disciplina complementar de intersecção entre a teoria educacional e metodologias e metodologias específicas.

De uma forma bem clara a Pedagogia investiga a Natureza das finalidades como processo socia, no seio n de uma determinada sociedade.

Pedagogia segundo ARUJO e sempre uma consepcão da direção do processo Educativo subordinado a uma concepção político-social.

 E a Didática investiga as metodologias apropriadas para a formação do dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento para tarefas na vida em sociedade.

A Didática pois e uma disciplina da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes, os contudo escolares, formulando diretrizes orientadoras das atividades profissional dos professores

A Didática opera interligação entre a teoria e a pratica.


CONRTRIBUIÇĀO DE ALGUNS PENSADORES

IDEIA DO JOĀO AMOS COMÉNIO


  (COMÉNIO 1943, apud PIAGET 1998,p.1920), afirma que os artesãos não prendem os seus aprendizes com teoria, poem-nos imediatamente em ação, para eles aprendam a forjar forjando, esculpir esculpindo, a pintar pintando, a cozer cozendo.

Assim, que se ensina na escola a escrever escrevendo, a falar falando, a cantar cantando, a raciocinar raciocinando, etc.

A didática centrada na razão, na busca de princípios gerais na observação da natureza das semelhanças e diferenças.-tese defendida pelo COMENIO 1997.

Ele baseia-se na Natureza e na experiencia de acordo as seguintes teses:
  • Apresentar o objetivo ideias fazendo demostrações, pois o aluno aprende com sentido vendo e tocando;

  • Mostrar a utilidade específica do conhecimento transmitindo, e a sua aplicação na vida real,


  • Fazer referenciar a Natureza e a origem dos fenómenos estudados, isto é, as suas causas.

  • Explicar primeiro princípios gerais depois detalhar.

Contudo, COMENIO, diz que o homem deve se dedicar a aprender e a ensinar. Nas relações professor-aluno seriam consideradas as possibilidades e o interesse da criança sendo escola local de ensinar todo a todos incluindo o portador de deficiências mental e as meninas.

 A Natureza aguarda o momento próprio (COMENIO,P.147), o pássaro não inicia a reprodução no inverno quando todo esta frio e rígido nem no verão quando todo esta abraçado, nem no outono quando a vitalidade das coisas decresce com o sol e predomina o frio que é o inimigo das coisas novas, mas na primavera quando sol da vida a todas coisas.

 Relacionou esta realidade com a avida escolar que a criança não pode ser instruída enquanto é pequena de mais porque a raiz da inteligência e a memória estão falhas; a formação do homem deve ocorrer numa idade primaveril.

E todo que será aprendido deve ser ser disposto segundo a idade, para que nunca se pode ensinar nada que não possa ser compreendido.

É necessário primeiramente que acha nas escolas os vários instrumentos, livros, quadros, sempre prontos para o uso. E não quando há necessidade, isto ou aquilo é procurado, feito.


IDEIA DO JOHN FREDERICK HERBAT


 HERBAT, baseou-se muito mais na formulação de objectivos educacionais numa perspetiva do desenvolvimento curricular,na Didática em especifico defendendo a teoria de interesse selecionar matéria tendo em conta os interesses infantis.

 Os métodos consistiam em 5 etapas
                                                                  
  • Preparação;
  • Apresentação da matéria nova de forma clara e completa, clareza;
  • Associação entre ideias antigas e novas;
  • Sistematização de conhecimentos tendo em vista a generalidade;
  • Aplicação do uso dos conhecimentos adquiridos através de exercícios que denominou método.

IDEIA DO JOHN DEWEY


Para DEWEY, ação precede o conhecimento e formulou vida humana- vida social- cooperação, sendo importante o desenvolvimento da atenção e pensamento reflexivo-capacidade de estabelecer entre factos e objeto;
– Diferenciar exencial do acessório;
– Remontar, causas e capacidades de estabelecer efeitos;
Em suma, o DEWEY, a pedagogia resume-se no pragmatismo igual a ação, ele diz. Não se educa para a vida senão se aprende na vida, dai educação é vida.

RELAÇĀO ENTRE OS TEÓRICOS


Entre os teóricos existe uma ligação de pensamentos.

A natureza prepara a matéria antes de começar a introduzir-lhe a forma com isso, os pensadores acreditam que antes da vida escolar é preciso que se reúna condições;

Tudo que será aprendido deve ser disposto segundo a idade.

As disciplinas devem preceder as logicas;
O ensino das ciências deve começar do concreto para abstrato.

👀👉Para lembrar: A Didática é uma ciência que se preocupa com a direção do processo Educativo através do ensino, ou objeto de estudo é o processo de ensino e aprendizagem.

A atuação do professor com o propósito de ensinar exige deste um agir tendo em conta não somente habilidades didáticas, mas também pedagógicas. 

Contudo, COMENIO, diz que o homem deve se dedicar a aprender e a ensinar. Nas relações professor-aluno seriam consideradas as possibilidades e o interesse da criança sendo escola local de ensinar todo a todos incluindo o portador de deficiências mental e as meninas.

DIFERENÇA NOS PENSAMENTOS DOS TEÓRICO:


Para Coménio                 


Finalidade da educação:  cultivo da mente, do sentimento e do caráter. O centro é o professor.
Ensino: promoção da perceção das coisas, dos objetos naturais, por meio do contato direto e da intuição;

Conhecimento: organização das perceções sensoriais obtidas na relação com as coisas;

Aprender: processo espontâneo, atividade livre;

O mundo é a natureza; deve ser percebida e, desse modo, conhecida. Do conhecido ao desconhecido, do concreto ao abstrato, do particular ao geral, da visão intuitiva à compreensão geral;

 Promover a associação entre os elementos das coisas, dos objetos. Fazer com que cada aluno reúna, organize num todos os pontos de vista
Alcançados.

Para HERBART


Finalidade da educação: formar o cidadão do futuro

Centro: professor

Ensino: predeterminado Generalização - é retrospetiva, visa ilustrar o conteúdo;

O novo, é novo apenas para o aluno, não distingue conhecimento e informação. Aprender: desvendar a verdade; conceituar; definir e classificar.

O mundo é um sistema consumado, não há novidade e sim desconhecimento, ignorância.

Preparação: recordação, pelo professor, de algo já sabido. O professor apresenta a nova matéria;

Assimilação: comparação com a matéria antiga;

 Generalização: apresentação, pelo professor, de exemplos, casos semelhantes;

Aplicação: aplicação do aprendido por meio de tarefas.

PARA DEWEY


Finalidade da educação: mais educação. Centro aluno, o professor guia;

Ensino: descoberta que ocorre ao final;

Hipótese – é prospetiva e visa por o conteúdo à prova. O novo pode ser novo também para o professor. Antes da aprendizagem há apenas informação; a ação dos alunos sobre ela a transforma em conhecimento.

Aprender: reconstruir a experiência identificando o melhor modo de aprender. O mundo é um sistema aberto, indeterminado, passível de novidade genuína;

 Actividade: utilização de algo que a criança já tem interesse em fazer;

 Problema: os alunos identificam problemas que requerem certo. Conhecimento para serem resolvidos;

 Dados: busca de informações que permitam prosseguir;

 Hipótese: com os dados os alunos fazem previsão de resultados;

 Experimentação: teste da hipótese e confirmação ou não do previsto;


APLICAÇĀO DE FUNÇĀO DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Segundo ARAUJO, as funções didáticas são etapas ou fases do processo de ensino e aprendizagem que na sua essência realizam-se não rigidamente de forma sequenciada, mas sem interligação.

As funções didáticas são aplicadas pelo professor através das aulas que em si, constituem um conjunto de condições pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da actividade própria do aluno no processo de aprendizagem escolar, por outro lado, o processo de ensino, através das aulas, possibilita o encontro entre os alunos e a matéria do ensino, preparada didaticamente no plano de ensino e nos planos de aula, requerendo uma estrutura didática, isto é, etapas ou passos mais ou menos constantes como mostra abaixo:

👉  Função didática de introdução e motivação;
👉  Função didática de mediação e assimilação;
  👉Função diádica de domínio e consolidação;
👉  Função didática de controlo e avaliação.

Devendo se perceber, portanto, as funções como tarefas do processo de ensino e aprendizagem relativamente constantes e comuns a todas as matérias, considerando-se que não há entre elas uma sequencia necessariamente fixa, e que dentro de uma etapa que se realizam simultaneamente outras.

Elas estão em interação reciproca.

CONCLUSĀO:

Apos a elaboração deste trabalho de didática geral, conclui-se que a didática é uma ciência que acompanha a vida do professor em todos os processos de ensino, segundo COMENIO quem se dedica aos estudos deve frequentar a escola ate se tornar homem instruído, dotado de moral, ajudando de algum modo que ninguém venha se distrair ou se afastar sendo notável cada vez mais o progresso.

Contudo, COMÉNIO diz que o homem deve se dedicar a aprender e a ensinar.

Nas relações professor-aluno seriam consideradas as possibilidades e o interesse da criança sendo escola local de ensinar todo a todos incluindo o portador de deficiências mental e as meninas.

E na aplicação das funções didáticas ARAUJO, diz que as funções didáticas são etapas ou fases do processo de ensino e aprendizagem que na sua exercia realizam-se não rigidamente de forma sequenciada, mas sem interligação.

BIBLIOGRAFIA:

COMENIUS, João Amós, didática magna fundação Calhostro Gulbenkian. 4ª ed. Praga, 1957;

DEWEY, John, democracia e educação São Paulo: ed nacional, 1978;

HERBART, J.F. pedagogia geral derivada del fin de la educacion. Barcelona. Editoral humanitas, 1983.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Anónimo00:22

    Muito obrigada, eu TAVA precisando para enriquecer o meu trabalho, thanks mesmo

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário aqui