Quais são as principais enzimas digestivas? Caracterização.

Quais são as principais enzimas digestivas? Caracterização.

Publicidade 




Quais são as substâncias auxiliadoras da digestão?

As substâncias auxiliadoras da digestão são compostos que ajudam no processo de digestão dos alimentos. Essas substâncias podem ser encontradas naturalmente nos alimentos ou serem produzidas pelo nosso próprio corpo. Entre as principais substâncias auxiliadoras da digestão, podemos destacar: Enzimas digestivas, Fibras alimentares, Ácido clorídrico, etc


Enzimas digestivas: são proteínas que ajudam a quebrar os alimentos em moléculas menores, facilitando a absorção dos nutrientes pelo organismo. As principais enzimas digestivas são: amilase (quebra carboidratos), lipase (quebra gorduras) e protease (quebra proteínas).


Publicidade 




Fibras alimentares: são carboidratos complexos que não são digeridos pelo nosso organismo, mas que desempenham um papel importante na digestão. As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenindo a constipação, e também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.


Ácido clorídrico: é uma substância produzida pelo estômago que ajuda a quebrar as proteínas dos alimentos e também ajuda a matar bactérias que podem estar presentes nos alimentos.


Essas são apenas algumas das substâncias auxiliadoras da digestão. Outras substâncias importantes incluem bile, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, e suco pancreático, produzido pelo pâncreas.

 

Publicidade 




Quais são as principais enzimas digestivas?

Secreção
Enzimas
Substrato
Produtos
Local de acção
Saliva
Amilase (ptialina)
Amido
Maltose
Boca
Suco gástrico
Pepsina Lipase
Proteinas Gorduras
Peptidios Glicerol e Acidos graxos
Estômago
Suco Pancreático
Amilase Tripsina Lipase
Amido proteínas Gorduras
Maltose Peptidios Glicerol e Acidos graxos
Duodeno
Suco entérico
Sacarose Luctose Maltose Pepidios Gorduras
Sacarose Lactose Maltose Pepidios Gorduras
Glicose e Frutose Glicose e Galactose Glicose Aminoacidos Glicerol e Acidos graxos
Intestino Delgado

Publicidade 




O que é amilase?

A amilase, também conhecida como ptialina, é uma enzima presente na saliva que ajuda na digestão de carboidratos. Ela é produzida pelas glândulas salivares e começa a agir no momento em que o alimento é mastigado na boca. A amilase quebra os carboidratos em açúcares menores, como a maltose e a glicose, para que possam ser absorvidos pelo organismo. Além da saliva, a amilase também é produzida pelo pâncreas e pelo intestino delgado.

A deficiência de amilase pode levar a problemas de digestão e absorção de nutrientes, como intolerância à lactose e síndrome do intestino irritável. Por outro lado, um excesso de amilase no sangue pode indicar inflamação ou lesão no pâncreas.

Publicidade 




O que são a pepsina e a lipase?

A pepsina e a lipase são duas enzimas digestivas produzidas no trato gastrointestinal humano. 


A pepsina é secretada pelo estômago e é responsável pela quebra das proteínas em peptídeos menores, enquanto a lipase é produzida pelo pâncreas e ajuda na digestão de gorduras. Essas enzimas são essenciais para o processo digestivo humano e sua deficiência pode levar a problemas de saúde.


O que é Tripsina?

Tripsina é uma enzima proteolítica, ou seja, que quebra proteínas em aminoácidos, produzida no pâncreas e secretada no intestino delgado para auxiliar na digestão de proteínas. 


Ela é produzida como uma forma inativa chamada tripsinogênio, que é ativado pelo hormônio enteroquinase presente nas células da mucosa intestinal.
 A tripsina também pode ser encontrada em algumas preparações comerciais de enzimas digestivas utilizadas como suplementos alimentares.


Publicidade 




O que são a Sacarose, a Luctose, a Maltose, os Pepidios e as Gorduras?

A sacarose é um açúcar comum encontrado em muitos alimentos, incluindo açúcar de mesa, doces e refrigerantes. 
A lactose é um açúcar encontrado no leite e seus derivados. 
A maltose é um açúcar encontrado em grãos germinados e outros alimentos. 
Os peptídeos são compostos formados pela ligação de aminoácidos e são encontrados em muitas proteínas alimentares. 
As gorduras são uma fonte importante de energia para o corpo humano e podem ser encontradas em muitos alimentos, incluindo óleos vegetais, carnes e laticínios.


Publicidade 





Bibliografia

AIRES, M.M. Fisiologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
CARLSON, N.R. Fisiologia do comportamento. 7ª ed. São Paulo: Manole, 2002.
CURI, R.; PROCOPIO, J. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H. ; JESSELL, T.M.  Princípios da neurociência. 4ª ed. São Paulo: Manole, 2003.22-02-2020.


Publicidade 




Enviar um comentário

0 Comentários