Filosofia politica

Filosofia politica

Filosofia politica na antiguidade

Platão [428-347 a.C.]


Platão sentia-se atraído pela actividade politica e, por isso desenvolveu uma filosofia politica muito profunda e original que chegou ate aos nossos dias. ele sustentava que apolítica deve-se inspirar, popr v ia segura de acesso aos valores de justiça edo bem.

Ao origem do estado para plano e convencional, ou seja como o homem não e capas de satisfazer a todas necessidades para asua sobrevivência, precisa do outro para se obster.por isso nimguen pode ocuparão mesmo tempo posicoes diferentes .

Platão distingue três classes sociais:

• Aclasse dos trabalhadores: predomina nesta classe a virtude da temperança, o domínio e disciplina do praseres e desejos.

• Aclasse dos guardas: predomina nesta classe o domínio da forca da lama, composta por homens que a semelhança dos cães de raça , dotadaos de mansidão e ferosidade, tem como a forca virtude e a coragem.

• Aclasse dos govrnantes: os integrantes desta classe devem ter o amor pela pátria em relação a todas restantes classes ;devem conhecer e complementar o bem.


As ideias politicas do Platão encontran-se na sua famosa obra intitulada a Republica. Segundo ele o governante deve-se tornar filosofo ou vice-versa. O bom governo e aquele que tem como finalidade o bem do homen na sua plenitude.

Aristotles (384-322 a.c) Aristotles e mais “ amigo da verdade que do mestre".foi disciplo do Platão, mais em muitos pontos contesta as doutrinas de seu mestre. Sobre a origem do estado e contrario a ideia do Platão segundo aqual a origen e comvencional. Em aristotles , o estado e natural eo homen e, por naturezavum animal poilitico.porque e catacterizado pela xsua integracao numa polis ( cidade), que resulta de uma civilizacao da espécie humana, tais como: família, tribo, aldeia e cidade.

A cidade e aconstituicao e esta, cria o estado,de maneiras que, a mudança da constituição implica a mudança do tipo de estado. A constituicao e a estruturas que dqa ordem a cidade, estabelece o funcioamento de todos cargos, sobre tudo os de soberania.

Há três espécies de cosmstituicao:
• Monarquia: governo de um so homen .
• Aristocracia: governo de uma classew restrita.
• Democracvia: governos de muitos homens.

A democracia, para o Aristóteles  uma demagogia, pois oprincipal erro esyta no facto de considerar que todos são iguiais a liberdade,todos podemser iquais en tudo o resto.

O estado tem como objectivo o bem da alma, por isso tem como a finalidade a moral.e oseu ideal e supremo e a autodeterminação, ou seja, viver em pás ou fazer coisas belas .

Assim poderoso dizer qui a finalidade do estado e reproduzir homes com finalidade aristicratica e com amor aos estudus e as artes.

De qualquer modo, a sociedade e o estado existem para garantir a felicidade e avirtude dos cidadãos.

Aristoteles defende que felicidade das cidades e comsequencia de boas acoes _acoes positivas, e nenhuma boa acao, pode realizar-se sem virtude e bom senso: o valor, a justiça e obom semso de uma cidade tem a mesma potencia e forma que sua presença em cada cidadão privado.
Filosofia politica na idade media Santo Agostinho (354- 430) nasceu em Tagaste, na Numídia.comvertteu ao cristianismo depois nde uma juventude conturbada que culminou com asua convercao em Milão . foi professor de retorcia e numca exerceu a vida politica. Foi bispo de Hipona dedicou asua vida em defesa arelijioao,contra hereges. A su doutrina politica encontra-se titulada em sua famosa obra intitulada cidade de deus que absorve o direito do estado pelo da igreja.

 O santo agostinho fés uma apresentacao do modeloem duas cidades acidade de Deus e acidade dos homems.

Para os pensadores mediavais,a esfera politica se integrava num horizonte muito vastio e profundo do que no pensamento grego.aqui trascende-se ohabito natural,isto e, a conprencao da politica como necessidade tendente aos bens do homems sejam uma so família criados a imagem e semelhamça de Deus.

A cidade de Deus E a cidade fundada no amor de deus, pré figurando a cidade celeste.

Nesta cidade apela-se uma vocação sobre natural e traduz-se na introdução de valores cristãos na sociedade que implicam um bom uso da liberdade.

Ocidadão da cidade
 divina e um peregrino que marcha pela salvação eterna; e um conhecedor da historia, desde o seu principio, que e a criação e o fim que e a ressurreição.

 A cidade Terrena É uma cidade paga que se fundamenta no amor a si próprio e no desprezo de Deus.

E o reino de Satanás, caracterizado pelas pessoas que que vivem num estado de conflitos, injustiça e guerras.

Nesta cidade, o que importa e a realização dos valores terrenos, tais como: a boa saúde, a forca física, a liberdade, ter uma família, ter vizinhos e amigos, pertencer a um estado, buscar honras, recompensas, os bens económicos e tem um discurso filosófico racional.

Estas dos cidades estão em conflitos com objectivo de controlar o mundo. Santo agostinho defende a necessidade da existência da autoridade politica do estado, de forma que se possa manter a paz, a justiça e a segurança social.

Para santo agostinho, o poder vem de Deus e, portanto o homem não tem autoridade sobre o homen por direito de natureza.

Afilosofia politica tem a ver com a melhor forma de organização scial, ou seja a filosofia politica analisa as comunidades as instituições, ocupa-se da fundamentacao das orientacoes do estado e da sociedade, buscando novos modelos da ordem social.

Para Santo Agostinho, poder vem de Deus e, portanto, o homem não tem autoridade sobre o homem por direito de natureza.

Assim deus não delega nen ao regime, nem, a pessoa do chefe, mas sim comfia nas pessoas secundarias quqnto a questão de pormenores.

Em santo agostinho não há coicidencia entre o imperioe a igreja. Ele retoma a diferença que existe entre a lei natural ia lei positiva. Alei natural esta no coracao de cada homen, é a lei crista ea promulgacao exterior da leiinterna da alma.

 O direito posetivo da alma deveria ser o desenvolvimento da alma.

 Santos Tomas de Aquino

A filosofia de Santo António de Aquino (1225-1274) tém como fonte de inspiracão aristotelismo.
Por isso,tomas, tomas de Aquino defende que o homen e por natureza un ser social politico e pode viver e resolvr todos os problemas en coordenacao com outros menbros da sociedade. Ele deu um sentidopleno de justiça, ectica politica e aeconomica, tentado por Aristóteles, onde a temperança e recomendada aos trabalhadores; a força compete aos defensores da cidade e a prudência e apanágio dos filósofos.

Origen do estado:

Está na própria natureza do homem, definido o homem como animal político social porque esta ordenado a viver en sociedade, e é através desta vivencia social que o homem necessita de um principio de de governo.

A necessidade do estado não procede do do pecado original que existiria mesmo que o legado original não existisse.
Os homens vivem mutuamente relacionados. Uma sociedade de indivíduos com relacao mutua sem uma autoridade que zele pelo bém comum, não pode por subsistir por muito tenpo.
Mas para evitar que a monarquia caia na tirania, tomas de Aquino a conselha para uma costituicao monárquico-moderado.
Para tomas de Aquino, governar e mesmo que conduzir uma coisa ao fim devido ,de maneira conveniente; e o fim do estado consiste em conduzir os cidadãos para uma vida feliz e virtuosa, assegurando a paz, a justiça, a felicidade, que e função de quem governa princípios são os primeiros a estar sujeitos a pratica e a salvaguardar os direitos da paz e segurança.

Filosofia politica na idade moderna 

A idade moderna começa com om ifim da idade media. Na idade media a vida do esapirito e orientada para o mundo sobre natura. O mundo moderno tem oseu inicio não século XV e não há um facto histórico concrecto que assinala a modernidade. Mas os historiadores apresentam varias hipóteses, entre elas a queda do império Romano do Oriente em 1453; outros indicam a chegada do Cristóvão Colombo as Américas em 1492; em outos apontan para o movimento da reforma protestante como acontecimento que, marca a passagem da idade media para idade moderna, quando Martinho Lutero fixou as 90 teses na porta da igreja de Wittenberg na Alemanha, exigindo umas reformas na igreja Católica, em 1517.
 A modernidade caracteriza-se pelo oposto; não mis teocentrismo, nem autoritarismo esclesiatico, mas autonomia do mundo da cultura; o homen sente que a sua missão e o seu destino e o seu destino é a posse senpre mais plena deste mundo.

Nicolau maq1uiavel "os fins justificam os meios “ Maquiavel

 Nasceu na Florença ( Itália ) e pertencia a família da burguesia. Desempenhou diverso cargos políticos e diplomáticos. Dentre as suas obras, destacam-se o príncipe: (1513 ) e discursos sobre a sua primeira Década de Tito Lívio (1519).

 Na sua primeira obra, apresenta as experiências das coisas modernas e das licoes aprendidas no passado. Ele parte duma visão pessimista da natureza humana e propõe um estado fundado na forca. Os gover antes devem partir do pressupoisto de que todos os homens réus, e deste a empregarem todos os meiops para alcançar o fim de conservare asua própria vida e do estado.

Maquiavel e considerado o fundador da ciência politica moderna, na medida que substituiu a especulação, a observação directa e indirecta feita através de leituras.

Fés uma classificação original e inovadora dos regimes políticos: Republica e a monarquia.

Republica: colectiva que seria uma republica aristocrática ou uma republica popular democrática, consoante a vontade de todos ou muitos. Ele prefere a republica por que ele defende li8berdade.

 A monarquia: seria governada pela a vontade de um só individuo; o monarca deve ter uma actuação apreciada em função do êxito politico alcançado e não de acordo com os critérios éticos.E um defensor realista em que a razão do estado deve obedecer regras próprias de acções diferentes. Porem sustenta que qualquer actividades levada cabo para mater o poder deve ser justificada e, apreciação feita pelo moral: (os fins justificam os meios). Em politica deve se fazer o bem quando possível, mas também o mal, quanto necessário.

Thomas Hobbes (1588-1679) 

É um filosofo inglês, defensor do empirismo e da politica. Ele se diferencia de outros pensadores ingleses pela sua concepção metafísica de cunho, claramente materialista e por sua visão ética essencialmente hedonística. Dentre as suas obras destacam-se: de corpore, que trata da física e a metafísica; de homine, que trata sobre a gnosiologia e a psicologia; leviathan, que compreende apolítica e a ética. Essas obras são conhecidas também como elementos de filosofia.
O seu pensamento politico, teve forte influencia do ambiente em que ele viveu. Participou na vida politica do seu pais que elevaram queda da monarquia (decapitação de Carlos I, em 1649) e instauração de cronwel.
No inicio desta ditadura Hobbes escreveu a sua obra, Leviathan (1651), que é uma vigorosa apologia do absolutismo do estado. Hobbes distingue dois estados da humanidade: estado natural e político-social.
No estado natural: o homem goza de liberdade total, tendo todos os direitos e nenhum dever. Segue-se dai uma luta de todos contra todos, na qual cada homem se comporta em relação aos outros como um lobo (o homem é o lobo do homem). Nesta situacao e impossive a existencia da felicidade, porque todos vivem pelo temor de seren atacadops uns pelos outros. Obedientemente a este conselho, os homems fasem um pacto, um contrato social, com base na qual reúnem-se os seus direitos, assim, nasce o estado. O soberano não tem nenhum dever par com os subtidsos visto que estes renumciaram para sempre a sua liberdade , disso se segue que arevolucao numca e licita.

Estado politico- social: caracteriza-se pela exiustemcia de um comtrato social qiue esta na origen de um poder poliico forte com objectivo de estabelecer um ambiente de paz. Dsentro deste estado, é preciso que os indivíduos sejam iguis no momento de comtrato.
A moral não é natural, o homem natuiral não tem dever, não tem senso de justiça, comotanbem não tem solicitude;
A monarquia é a melhor forma de governo, o governo de um so homem dotados de plenos poderes e que naoderiuva da graça de Deus, ma sim de um contrato social feitopelo povo, assim Hobbes é um grande defensor de absolutismo.

John locke (1632-1704) 

E o segundo grande espoente da filosofia Inglesa no século XVII. Asemelhansa de hobbes se interesa p-elos problemas gnseologicos e políticos.
Locxke nasceu em Wrington, na Inglaterra, aos 19 de Agosto de 1632 e faleceu aos 28 de Outubro de 1704. Estudou noa universidade de Oxford. 
Suas obras: dois tratados sobre o governo, ensaiosobre o intelecto hiumano, cartas sobre a tolerância religiosas. Faleceu em Oates. 
Em relacao a politicas locke espoe asu doutrina nos dois tratados ssobre o governo. Como hobbes, eledistingue dois estados: estados de ntureza e esztado social. 
O estado de natureza não é um estado o qual cada tenha direitos ilimitados sbre tudo. O estado natureza diz locke, tem uma lei da natureza que obriga a todos: Odireito do homen élimitado a própria pessoa e, por isso, é direito a vida, a liberdade propriedade,. Este direito implica inegavelnmentw o direito de punir o ofensor, não implica de uma forca absoluta e arbnitraria. O primeiro impulso da criacao de uma sociedade civil é dado pela incerteza e pela instabilidade das formas pelas quis o direito punitivo e exercito no estado de natureza.

Uma sociedade civil e um estado nascem qaujando os homensdecxidem de comum acordo comfiar a sua comunidade o poder de estabelecer leis que regulem a punicao das ofencas e o uso da forca contra as transgressões destas leis.

O conbtrato social cria a autoridade, isto é, comfia a algums o encargo de velar pelos direitos de todos. O cidadão conserva conserva senpre os seus direitos naturais (a vida, a liberdade, a propriedade privada, a fdamilia, etc.). o contrato social implica somente a renumcia a defesa privada dos direitos e ao uso de algums deles quqndo o bem comum o exige ( a renuncia, por exenplo, ao direito a vida quando a pátria exacta em peerigo ). A autoridade é legitima quando usa seusa poderes para o bem dos cidadãos; No segundo caso, os cidadãos tem direito de se rebelarem contra opodeotirân

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